Cursar Licenciatura vale a pena confira aqui tudo sobre o mercado de trabalho? Licenciatura é a formação para quem quer virar professor e estar apto para dar aula para o Ensino Fundamental e Médio.

Licenciatura está disponível para alguns cursos, onde o aluno precisa escolher em determinado semestre se quer a licenciatura ou o bacharelado.

Para quem optar por licenciatura, terá aulas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

Mas quem já optou pela formação em bacharel, há a possibilidade de transformar a formação em licenciatura, voltando à faculdade e pedindo dispensa das matérias já cursadas.

Licenciatura mercado de trabalho
Licenciatura mercado de trabalho

Como fazer licenciatura?

Verifique se na faculdade que você estuda ou pretende ingressar, tem a formação em licenciatura, e faça a opção no período correto.

Ou se já tiver se formado em bacharel, valide seu diploma com licenciatura. É necessário a licenciatura para dar aulas em Ensino Fundamental e Médio, a duração para conseguir a licenciatura pode ser de apenas 7 meses, vale conferir.

Apesar de não ser um alto salário, a profissão de professor tem alta empregabilidade, o que é muito importante nos dias de hoje na escolha de uma profissão.

As licenciaturas mais procuradas costumam ser: pedagogia, ciências biológicas, matemática, química, educação física e história.

Cursar Licenciatura: Mercado de trabalho

O mercado de trabalho está bastante aquecido para quem faz licenciatura, já que vemos uma fuga nos últimos anos de candidatos a professores.

Vemos também, o aumento no número de instituições privadas, aumentando o número de vagas dos formandos em licenciatura.

Portanto, em nossa opinião, é uma carreira com ótimas chances de futuro.

E não se preocupe, a formação em licenciatura, com as aulas ligadas à didática, psicologia e pedagogia te darão base para atuar em uma sala de aula.

Ensinar é algo valioso, que deve ser passado por professores com conhecimentos, e sempre da maneira correta, em sua carreira você perceberá qual é a melhor maneira de abordagem para cada assunto.

Terá contato com uma infinidade de tipos humanos diferentes, com características e sonhos diferentes, e ajudar, estimular, ou ser um espelho para alguns deles, certamente valerá a pena, a satisfação será sua.

Conheço muitas pessoas que escolheram sua profissão baseada no carinho e admiração de seus professores.

Não há assunto desinteressante, é a maneira como o professor coloca o assunto que gera o interesse.

É a oportunidade de colocar paixão no que se faz, e a responsabilidade por transmitir o conhecimento aos demais.

É a chance de formar uma nova geração de trabalhadores ainda mais inspirados e com conhecimentos apurados.

Cursar Licenciatura: Base de Salário

A base salarial de um professor com licenciatura em SP é por volta de R$ 2100. As instituições particulares continuam pagando melhor do que o Estado, porém no Estado, há o concurso público que garante a estabilidade do professor.

Há um compromisso federal para que essa diferença entre o pagamento dos Estados e das redes particulares diminua, para voltar chamar a atenção dos professores para a rede pública.

Com o passar dos anos, o Estado tem feitos importantes reajustes, mas ainda há muito a ser feito para chegar na equiparação.

Para concluir, no nosso entendimento, vale sim, a pena cursar licenciatura, a educação é a base de tudo, da formação pessoal e profissional do ser humano, cada vez mais, os bons professores terão mais valor e serão mais requisitados, levando em consideração o aumento da população e a criação de novas instituições sejam públicas ou particulares.