Está com dúvidas sobre o que colocar no currículo na parte de conhecimentos? É muito importante saber como valorizar o seu currículo com uma construção eficiente de informações.
As habilidades descritas são observadas pelos recrutadores que, por sua vez, buscam um perfil específico de profissional que faça parte da empresa, agregando no dia a dia.
Por isso mesmo, nós vamos te dar algumas dicas sobre o que colocar no currículo na parte de conhecimentos. Para que você tenha mais chances de ser contratado.
3 dicas sobre o que colocar no currículo em conhecimentos
Listamos 3 dicas essenciais para você montar seu currículo na parte de conhecimentos sem cometer nenhum equívoco, confira:
1. Jamais minta
É muito comum que os profissionais deem uma valorizada nas suas habilidades, tentando impressionar.
Um exemplo clássico é alegar domínio de outro idioma, quando, na verdade, só tem o conhecimento básico.
Nesses casos, ao invés de te ajudar, você está, na verdade, se atrapalhando.
Um recrutador experiente saberá perceber na entrevista que houve a valorização de fatos que não são condizentes com a realidade.
E isso vai dificultar que você ganhe a oportunidade de ser contratado e mostrar todo o seu potencial para a empresa.
2. Elenque suas melhores habilidades
Na parte de conhecimentos em seu currículo, coloque todas as suas habilidades principais. Por exemplo, boa comunicação, autonomia, pensamento de dono, liderança, etc.
Aqui também vale a pena lembrar que não é indicado supervalorizar suas habilidades.
Seja coerente e não faça uma lista enorme! Coloque suas principais habilidades, listando no máximo 5 delas. Dessa forma, você poderá demonstrar essas habilidades ao longo da experiência de entrevista na empresa.
Se você está colocando boa capacidade de comunicação, seja falante na entrevista e assim por diante.
3. Complete com seus cursos e formações
Na sessão de conhecimentos é interessante incluir seus cursos e formações. Lembre-se que, ter muitas formações em diferentes áreas não é agregadora para a vaga.
Se você está buscando uma oportunidade no setor administrativo, por exemplo, não é necessário colocar informações sobre aquele curso de fotografia que você fez por diversão e obteve certificado.
Faça uma lista de todas as suas formações e edite o currículo conforme a vaga que você pretende ocupar.
Dessa forma, terá como manter um currículo relevante e que impressiona o recrutador. Justamente para que você possa ter muitos convites para entrevistas.
Capriche no design de seu currículo
É importante deixar todas as informações de seu currículo bem organizadas.
Afinal, o recrutador irá perceber se o seu currículo tem lógica, é bem escrito, está organizado e demonstra algumas competências importantes para um profissional.
Portanto, além de pensar nas informações, avalie se o currículo é coerente, coeso e se o conteúdo está bem organizado visualmente.
Esses são fatores que poucas pessoas se atentam e que são normalmente avaliados pelos profissionais que estão responsáveis pelo recrutamento.
Por isso mesmo, será um grande diferencial em suas possibilidades de contratação para a vaga dos sonhos.