Existe algum tipo de guia que podemos seguir para saber de uma maneira mais fácil e ágil a falar espanhol? No momento, 14,5 milhões de pessoas estão aprendendo espanhol.

E por um bom motivo: é a segunda língua mais falada no mundo, considerada relativamente simples, sendo que pode te ajudar a progredir na carreira.

O truque para aprender espanhol não é um método “supersecreto”. Você simplesmente tem que mergulhar completamente no idioma por alguns meses e encontrar maneiras de estudar que sejam gratificantes e fáceis de seguir.

No conteúdo de hoje, você vai aprender alguns truques reais, ou seja, nada de mentira, apenas algumas ideias comprovadas para quem deseja saber como aprender espanhol rápido. Leia conosco!

Quanto tempo leva para aprender espanhol?

Cerca de 6 meses. Isso significa que, leva cerca de 575-600 horas para um falante de português ter um bom conhecimento do espanhol, ou seja, 24 semanas de estudo.

Se você estuda apenas uma hora por dia, estamos falando de um ano e meio.

Obviamente, esta é apenas uma estimativa geral. Cada aluno é diferente e não há uma forma objetiva de julgar quando alguém realmente “aprendeu espanhol”.

Além disso, o termo “estudar” pode ser interpretado de várias maneiras, desde completar toneladas de exercícios de gramática até assistir a vídeos em espanhol no TikTok.

A única conclusão que podemos tirar dessa estatística é que atingir um bom nível de espanhol é uma meta de médio prazo para um falante de português.

aprender espanhol rápido
aprender espanhol rápido

Truques de como aprender espanhol rápido e com sucesso

1. Compreender o “porquê”

É possível sim, saber como aprender espanhol rápido. Se você está lendo este artigo em um dispositivo digital, já tem todos os recursos de que precisa para aprender um novo idioma.

O único limite é a sua motivação. Você terá que se esforçar para conseguir isso, mesmo nos momentos em que pensa que está desistindo.

Haverá ocasiões em que sua determinação será afetada. Para criar um hábito, você precisa encontrar um motivo que torne o estudo motivador.

Identifique o porquê você precisa aprender espanhol e escreva em um pedaço de papel que você colocará em um lugar onde verá com frequência.

Parece algo banal, mas somente se você realmente acreditar em uma meta poderá manter a motivação para terminar as sessões de estudo nos dias em que prefere fazer outra coisa.

2. Considere isso uma grande mudança de hábitos

Como aprender espanhol rápido? Aqui vai uma dica chata: a maneira mais rápida de aprender espanhol é comprando uma passagem só de ida para algum país que possui o espanhol como língua nativa, como o México aqui na América, por exemplo, ou outros países mais próximos, como a Argentina.

Para o bem da honestidade, vale a pena reconhecer que uma mudança drástica no estilo de vida seria o ponto de virada. Algo que impossibilita você de não aprender espanhol. Veja algumas ideias:

  • Fazer trabalhos voluntários, estudar ou trabalhar em um país de língua espanhola;
  • Encontrar um colega de quarto espanhol;
  • Fazer um curso de espanhol online intensivo;
  • Se apaixonar por um falante de espanhol.

Se você não pode “erradicar” sua vida atual para cumprir uma meta linguística, ainda é perfeitamente possível aprender espanhol rapidamente, mas você precisará criar artificialmente um nível comparável de urgência. Aqui estão algumas ideias:

3. Divida seus objetivos em um plano de aprendizagem

Uma meta sem um plano é apenas uma ideia. “Algum dia…” não é um verdadeiro dia da semana. Sem um plano, você só pode falhar.

Existem muitos clichês sobre planejamento e, neste caso, são todos verdadeiros. Para aprender qualquer coisa rapidamente, você precisa planejar como e quando estudará.

  • Objetivo: poder ter uma conversa simples com meus colegas em espanhol em 4 meses.

Em seguida, você deve dividi-lo nos resultados que precisa para atingir esse objetivo.

  • Resultado: você lê um capítulo de um livro em espanhol por semana;
  • Resultado: ouça um podcast em espanhol todas as manhãs durante o café da manhã;
  • Resultado: escreva uma página de diário em espanhol por dia;
  • Resultado: você tem aulas com um professor três vezes por semana.

Em seguida, divida esses resultados em fases menores e defina os tempos para trabalhar neles.

Olhe para o seu calendário e estabeleça horários específicos para estudar.

Para se tornar um usuário completo do idioma, você deve tentar equilibrar seu tempo entre às quatro principais habilidades do idioma (escrever, ler, falar e ouvir) e reservar algum tempo para aprender gramática e vocabulário também.

Há muito para se manter em mente, mas esse é outro motivo para voltar e bolar um plano.

Consistência e trabalho árduo são o segredo para criar um hábito de aprendizagem eficaz, e o planejamento detalhado torna muito mais fácil segui-lo.

Experimente e você não se arrependerá!

4. Faça aulas de “conversação” com um professor

Com tantos aplicativos e jogos online para o espanhol autodidata, é fácil cair no erro de pensar que as aulas não são mais necessárias.

No entanto, se você deseja saber como aprender espanhol rápido, nenhuma ferramenta é melhor que aulas com professores profissionais. O ensino online é uma forma flexível e simples.

Além disso, as aulas particulares significam que você poderá falar espanhol imediatamente.

Algumas pessoas estudam espanhol durante anos, mas mal conseguem dizer uma frase.

Outros conseguem ter uma conversa básica simples depois de apenas uma ou duas semanas. A diferença? O segundo grupo começou a falar antes de se sentirem “prontos”!

Falar é uma habilidade diferente de escrever, ler ou ouvir, e ainda não existe um método tão eficaz quanto falar com alguém.

Gostou das nossas dicas simples, mas muito eficazes sobre como aprender espanhol rápido? Deixe sua opinião nos comentários. Até a próxima!

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.