O curso de informática online é procurado por pessoas de todo o Brasil, mas muitas vezes os interesses são diferentes. A maioria das pessoas faz essa pesquisa para encontrar escolas que ensinam como mexer no computador.

Esse curso básico de informática passa noções a respeito de como funciona o computador, como usar cada um dos mais conhecidos programas e ainda como usar a internet. Outras pessoas fazem a mesma busca por curso de informática online, mas desejando aprender programas específicos como Acess, Excel, Power Point, PhotoShop e outros.

Nesses casos o internauta deve pesquisar por cada um desses programas para encontrar cursos online gratuitos e começar a aprender.

Mas ainda há quem busque pelo curso de informática para trabalhar com informação, o que neste caso é o curso de Técnico de Informática e não curso de informática.

Curso de Informática Básica

Quem tem interesse no curso de informática básica com certificado deve procurar por escolas profissionalizantes que ensinem os conceitos essenciais para você se tornar um usuário avançado do computador.

Esses cursos são importantes para quem tem pouco conhecimento em relação a esse equipamento. O curso básico de informática ensina desde o funcionamento do sistema operacional, até o trabalho em programas específicos quer sejam do Windows ou do Linux, dependendo do tipo de aula que você escolheu.

Há muitos cursos de informática online grátis para quem deseja aprender essas aulas, cursos voltados para homens e mulheres de diversas áreas que desejam conhecer ainda mais sobre o funcionamento dos computadores e como trabalhar com ele.

Entre os sites que oferecem curso de informática básica podemos citar o iPED, que tem um curso atualizado para Windows 8 e Pacote Office 2016. Nesse curso online você vai aprender como personalizar área de trabalho, formatar documentos, abrir e editar PDF, fazer gráficos, planilhas e outros trabalhos.

Já no site Prime Cursos o curso de informática básica grátis ensina todas as lições para quem quer trabalhar com o computador, desde ligar e desligar até navegar pela internet.

Curso Técnico de Informática Grátis

Agora se o seu interesse é fazer o curso técnico de informática podemos indicar escolas ótimas como o SENAI que tem um curso técnico para interessados em trabalhar com linguagens de programação, sistemas operacionais, banco de dados e outras áreas relacionadas a informática.

Esses profissionais são muito requisitados no mercado e é isso que faz com que muitas pessoas pesquisem por curso de informática desejando aprender como se tornar um técnico capaz de configurar esses aparelhos e atuar prestando esse serviço.

Além do SENAI escolas como o SENAC e a Microcamp também formam técnicos em informática. Vale a pena consultar as escolas de sua região para se matricular em um desses cursos.

Já interessados no curso de informática online na modalidade técnico pode contar com escolas como o Instituto Monitor, que ensinam o mesmo conteúdo dos cursos presenciais com o diferencial de permitir ao aluno estudar no horário que fica melhor, sem precisar ir até a escola.

A modalidade de curso a distância é cada vez mais escolhida pelos alunos que não querem ou não podem se deslocar todos os dias até uma instituição de ensino. Se esse for o seu caso, o curso de informática online é o mais indicado.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.