Foi-se o tempo em que bom porteiro era só aquele senhor simpático e prestativo, que trabalhava na portaria e, podia até, de vez em quando, tirar  um cochilo durante o batente ou conversar com a vizinhança na calçada.

Vamos combinar que a sociedade mudou radicalmente, com ameaças constantes à segurança, portanto, definitivamente, este perfil de profissional não é mais tolerável em nenhuma portaria – seja de uma empresa, condomínio residencial ou empresarial ou mesmo instituição.

Atualmente, o nível de responsabilidade atribuído à função de porteiro aumentou significativamente, e a introdução da tecnologia nos edifícios exige uma qualificação desse profissional para que acompanhe toda essa evolução.

curso porteiro gratis online
Porteiro trabalhando

Assim, como o porteiro é o funcionário que está na linha de frente do edifício, ele deve conseguir perceber os primeiros sinais de risco e de tomar as iniciativas para garantir a defesa do patrimônio e das pessoas que moram, trabalham ou têm negócios ali.

Com a atenção voltada para esta necessidade, atualmente é possível encontrar muitos cursos visando preparar e qualificar esses profissionais.

A boa notícia é que, como o tempo está cada vez mais curto, e o bolso mais vazio, algumas plataformas online oferecem cursos gratuitos, inclusive o curso de porteiro e vigia .

Porque investir em um curso de porteiro grátis

Não é novidade alguma, a rapidez dos cursos de capacitação online, os quais você pode fazer a hora que quiser e onde quiser.

E essa rapidez toda, sem dúvida, é um ponto a mais na corrida por uma vaga no mercado de trabalho.

Claro, afinal, quanto menos tempo dura um curso, mais rapidamente poderá correr atrás de um emprego.

Vale levar em conta que o mercado de trabalho atravessa um momento em que faltam profissionais preparados para atuar em determinadas funções.

Segundo um importante estudo, o Brasil enfrenta dificuldades em contratar profissionais com a qualificação correta para os cargos mais simples.

Ou seja, essa situação só fortalece a importância de se investir em cursos profissionalizantes que consigam atender aquilo que o mercado pede, e, dessa forma, se eles forem online e ainda gratuitos, como os oferecidos pela plataforma Cursos Rápidos Grátis, certamente, isso ajuda ainda mais, não é mesmo?

E é importante destacar, também, que um curso de capacitação pode ser feito no tempo que tiver livre, de forma que não atrapalhe suas funções do dia a dia, e nem mesmo a busca por emprego.

Pelo contrário, esse tipo de formação só tem a somar ao seu currículo, trazendo as melhores chances para você concorrer pelas vagas de emprego que oferecem bons salários.

Ao optar por um curso online, você aumentará suas chances de conseguir uma determinada vaga, ou mesmo, conseguir dar um passo além na empresa em que trabalha, e tudo sem precisar gastar dinheiro.

Saiba mais detalhes sobre o curso de Porteiro e Vigia oferecido pela plataforma Cursos Rápidos Grátis.

Curso de Porteiro e Vigia

O curso destina-se a ensinar as funções de Porteiro e Vigia com intuito de profissionalizar o aluno.

Entre as funções dos porteiros estabelecidas pela convenção coletiva da categoria podemos destacar as seguintes:

  • Zelar pela ordem e respeito entre os usuários e ocupantes de unidades autônomas;
  • Dar conhecimento ao zelador de todas as reclamações que ocorrerem durante a sua jornada;
  • Fiscalizar a entrada e saída de pessoas;
  • Receber e distribuir a correspondência destinada aos condomínios ou inquilinos.

Metodologia de Ensino

O curso básico de Porteiro e Vigia grátis é aplicado totalmente Online, o aluno estudará em casa através de apostilas e, ao se sentir apto, o aluno poderá realizar uma avaliação, de Múltipla Escolha, contendo 10 questões, porém, para ser aprovado precisará alcançar média 6,0. Só após aprovado, então, poderá solicitar seu Certificado.

Objetivos do Curso

  • Ensinar a profissão de Porteiro e Vigia;
  • Desenvolver as competências necessárias a profissão de Porteiro;
  • Treinar para atividades de controle de portaria de condomínios residenciais, comerciais e mistos.

Validades do Certificado

Após o curso, como já foi dito, o aluno poderá solicitar seu certificado, com validade em todo o país, e pode ser utilizado nas seguintes situações:

  • Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada;
  • Apresentar como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo Simplificado, que ocorre nos Órgãos da Administração Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal;
  • Ascensão de Cargo ou Carreira;
  • Horas extracurriculares em Faculdades;
  • Acrescentar ao seu currículo profissional e concorrer a mais e melhores Vagas no Mercado de Trabalho.