Como candidato a um emprego, você sempre se esforça para causar uma boa impressão durante a entrevista de emprego?
Seu principal objetivo é chegar ao gerente de contratação e provar que você tem o conjunto certo de habilidades, uma grande personalidade e a motivação para ter sucesso em sua nova função.
Para que isso aconteça, os candidatos geralmente se preparam para a entrevista de emprego com antecedência.
Eles pensam nas possíveis perguntas que o entrevistador pode fazer a eles e preparam as respostas para essas perguntas.
No entanto, não importa o quanto você se prepare, é difícil saber se sua resposta à pergunta do entrevistador foi satisfatória.
E, às vezes, você pode enviar acidentalmente uma mensagem errada.
Para garantir que tudo corra bem, preparamos uma lista de 10 coisas que você nunca deve dizer em uma entrevista de emprego.
Contanto que você fique longe dessas mensagens, sem dúvida você será um sucesso em sua entrevista!
Confira as 10 dicas do que você não deve falar em uma entrevista de emprego:
1. “Então, me diga o que você faz por aqui …”
A primeira regra das entrevistas de emprego venha sempre preparado!
Você não quer entrar em uma entrevista sem pesquisar o cargo para o qual se candidatou e a empresa. Você não precisa saber todos os detalhes, mas deve estar familiarizado com o básico.
Uma das melhores maneiras de deixar uma boa impressão durante uma entrevista é mostrar que você está animado o suficiente com a oportunidade de ter feito o dever de casa.
2. “Ugh, minha última empresa …”
Um dos maiores erros que os candidatos cometem durante uma entrevista de emprego é falar mal de seu antigo empregador.
No entanto, isso não significa que você não deve mencionar as empresas para as quais trabalhou.
Ao falar sobre um ex-empregador, concentre-se em descrever sua função, experiência e realizações. É recomendável manter seu tom entre neutro e positivo.
3. “Estou me sentindo nervoso.”
Sentir-se nervoso antes e durante uma entrevista é normal. Mas, não há necessidade de compartilhar isso com seu entrevistador!
Mesmo se você estiver se sentindo mais nervoso do que nunca, você deseja se apresentar da melhor maneira profissional e confiante.
É recomendável ser honesto durante uma entrevista de emprego, mas, quando se trata dessa situação específica, a honestidade pode não ser a melhor política.
4. “Não tenho muita experiência, mas …”
Se você se formou recentemente ou está tentando mudar de carreira, esse é um dos erros que você pode cometer.
Quando você aponta sua falta de experiência, o entrevistador pode interpretar como se você não fosse a pessoa mais indicada para o papel.
Em vez de chamar a atenção para suas fraquezas, concentre-se em seus pontos fortes, habilidades e entusiasmo pela posição.
Você pode tentar dizer o seguinte:
- “Estou animado para aplicar a experiência e o conhecimento que aprendi em meu cargo anterior para minha nova função.”
- “Estou pronto para dar o próximo passo em minha carreira e assumir uma nova função.”
- “Estou ansioso para traduzir meu sucesso em minha posição anterior para esta nova função.”
5. “Está no meu currículo.”
Os recrutadores tendem a perguntar a seus candidatos sobre uma determinada habilidade ou posição que consta em seu currículo. Sua resposta a esse tipo de pergunta nunca deve ser “Está escrito no meu currículo”.
Recrutadores e entrevistadores sabem o que está em seu currículo, mas querem ouvir mais detalhes seus.
Além disso, eles usam esse tipo de pergunta para avaliar sua comunicação e habilidades sociais.
Portanto, use esta pergunta como um momento para brilhar e apontar suas realizações.
6. “Penso fora da caixa.”
Clichês como “Acho inovador” ou “Minha maior fraqueza é que sou perfeccionista” costumam ser desaprovados durante as entrevistas de emprego.
Porquê? Eles oferecem poucas informações úteis sobre um candidato. Respostas clichês não têm profundidade e podem ser usadas por qualquer pessoa.
Pule essas frases usadas demais e descreva suas habilidades e habilidades contando histórias sobre coisas que você fez.
7. “Última vez quando viajei para …”
Contar histórias é uma ótima maneira de se conectar com o entrevistador. As histórias são mais memoráveis do que fatos simples e ajudam a construir um relacionamento.
No entanto, o que é complicado em contar histórias é que você precisa vinculá-las ao cargo para o qual se candidatou.
Mesmo que a história sobre sua última viagem ou como você correu o sinal vermelho para chegar a tempo para a entrevista possa parecer engraçada e emocionante para você, eles não são nada que você deva compartilhar com seu entrevistador (a menos que tenha algo a ver com seu profissional). Mesmo que sua entrevista pareça casual, nunca se permita entrar na zona de TMI.
8. “Você sabe quando terminaremos aqui?”
Você fez planos após a entrevista de emprego? Você está curioso para saber quanto tempo vai durar a entrevista? Faça o que fizer, não pergunte ao seu entrevistador quando terminar.
Essa pergunta aparentemente inocente dá a impressão de que você está com pressa ou que tem um lugar mais importante para estar.
E, como esperado, isso pode ter um impacto negativo na percepção que o entrevistador tem de você.
9. “Não sei.”
Não importa o quanto você pratique e se prepare para a entrevista de emprego, sempre há uma chance de obter uma pergunta que o confunda. Dizer “Não sei” nunca é a resposta certa.
Se você receber uma pergunta para a qual não sabe a resposta, não entre em pânico! Peça ao entrevistador por um ou dois minutos para pensar sobre a questão.
Você também pode pedir ao entrevistador que explique se a pergunta não estiver clara para você.
Mesmo que você não saiba a resposta após parar para pensar a respeito, não é o fim do mundo. Você sempre pode compartilhar informações sobre o que sabe ou dizer ao entrevistador como você encontraria uma resposta ou solução para o problema.
10. “Não tenho perguntas.”
“Você tem algumas perguntas para nós?” é uma das perguntas mais comuns da entrevista que os candidatos não conseguem responder adequadamente.
“Não” não é uma resposta aceitável a esta pergunta, se você quiser deixar uma boa impressão e mostrar seu interesse pela empresa.
Além disso, esta é uma ótima oportunidade para descobrir tudo o que você quer saber sobre a empresa e descobrir quaisquer possíveis sinais de alerta.
Gostaria de uma oportunidade pra trabalhar com vcs na empresa