Confira a maneira mais eficaz de controlar o tempo trabalhado por freelancers de marketing digital, unindo a produtividade a organização.

Produtividade: Organização de horas trabalhadas para Freelancers de Marketing Digital

Seja você freelancer que atua nas vertentes do marketing digital ou um gestor que precisa contratar esse tipo de serviço, saber organizar as horas trabalhadas é fundamental para garantir a produtividade durante a execução do projeto.

Por conta da modalidade de trabalho externa a empresa, as práticas usuais, como o controle de ponto, não são aplicáveis, porém isso não significa que o tempo de trabalho deve ser desorganizado e difícil de ser mensurado.

Confira porque a organização de horas trabalhadas é uma parte fundamental do trabalho de freelancers e como essas horas podem ser controladas. Boa leitura!

Por que controlar e organizar as horas trabalhadas?

Separamos 3 pontos, além da produtividade, que justificam a organização das horas trabalhadas como componente importante da gestão de projeto, saiba quais são eles abaixo:

Transparência nas relações

Seja você o profissional freelancer ou a pessoa que necessita do serviço desse profissional, saber quantas horas são demandadas pelo projeto proposto faz parte da transparência nas relações.

Dessa forma, o freelancer tem a garantia de que receberá por aquilo que trabalhou, caso o acordo do pagamento seja calculado pela do tempo de trabalho, e o gestor conseguirá verificar se o tempo gasto está nos parâmetros estabelecidos.

horas trabalhadas
horas trabalhadas

Obtenção de dados sobre a produtividade

Saber o total de horas trabalhadas pelos freelancers de marketing digital que prestam serviço para a empresa, é uma informação que auxilia na obtenção de dados sobre a produtividade.

A partir dessa informação será possível saber quanto cada profissional se dedica ao projeto, se existe a possibilidade dele aumentar as suas horas ou se, com a análise do aumento da demanda também, será necessário a contratação de mais um freelancer.

Esse controle permite também que o gestor conheça a individualidade dos profissionais, pois, por mais que exerçam a mesma função, alguns podem demorar mais para realizar suas funções, enquanto outros menos.

Cálculo da remuneração

Outra vantagem da organização de horas trabalhadas por freelancers é o cálculo da remuneração.

Ao saber o tempo gasto para realizar um projeto, ou cada etapa que faz parte dele, fica mais fácil para o profissional apresentar um preço a ser cobrado.

Como controlar as horas trabalhadas

Agora que você já sabe qual a importância de ter as horas organizadas, confira como esse trabalho pode ser feito.

Organização manual

O jeito clássico de organizar o tempo trabalhado por freelancers é através das horas do relógio.

No momento que a tarefa é iniciada o horário é anotado, assim como quando ela é finalizada, sendo esse intervalo de tempo o total trabalhado.

Para controle do freelancer, as pausas devem ser contadas, mesmo que não sejam repassadas para o cliente, já que não há um contrato de trabalho em vigor, onde o contratante também observa se o tempo de pausa obrigatória foi cumprido.

A organização de todas as horas calculadas na semana ou no mês pode ser feita através de uma planilha do Excel, apresentando os dados de cada dia e a somatória final.

Cronômetro digital

Outra maneira de organizar as horas trabalhadas sem a necessidade de um relógio é através de cronômetros digitais, que podem ser abertos em uma aba separada do navegador.

Existem modelos mais simples, onde o freelancer apenas aperta o botão para iniciar e pausar e outros mais focados na produtividade.

Um dos organizadores de horas para freelancers mais famosos é o método pomodoro, que intercala o tempo de trabalho com pequenas pausas – ambos os intervalos de tempos podem ser programados para a realidade do profissional -, no final do dia de trabalho ou do projeto, basta calcular quantos vezes o cronômetro de produtividade foi utilizado.

Assim como na organização manual, o controle também pode ser passado para uma planilha de Excel, facilitando a visualização do profissional freelancer e do contratante do serviço.

Gestor de projetos online

Como você viu, os modelos tradicionais de organização de tempo de trabalho ainda funcionam, porém, podem gerar ruídos entre o freelancer de marketing digital e a empresa que usa seus serviços.

Para resolver este problema, já estão disponíveis no mercado soluções tecnológicas que permitem que tanto o freelancer quanto a empresa acompanhem em simultâneo as horas trabalhadas.

No gestor de projetos online, o freelancer terá todas as suas funções dentro de um projeto descrito e poderá calcular o tempo enquanto realiza cada uma delas.

Enquanto isso, a empresa passa a ter acesso em tempo real ao trabalho que está sendo feito no momento, o tempo que já foi gasto e o montante das horas trabalhadas em todo o projeto pelo freelancer.

Basicamente, o gestor saberá quem está trabalhando, em qual projeto, por quantas horas e qual o custo total desse tempo de trabalho, enquanto para o freelancer, basta disparar e encerrar o timer do próprio gestor para que o cálculo seja feito.

Organização e produtividade andam de mãos dadas

Lembre-se, organização e produtividade andam de mãos dadas. Otimizar o tempo gasto no controle de horas e no cálculo do pagamento do freelancer através delas, significa otimizar o trabalho de todo o setor.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.