A escolha da profissão correta é algo extremamente difícil para algumas pessoas que ainda não encontraram o que desejam fazer por muitos anos e tornar isso o seu ganha pão.

É compreensível, afinal existem tantas opções nas faculdades e, em simultâneo, tanta confusão dentro de cada pessoa, que não consegue definir quais atividades gostaria de gastar o seu tempo.

Especialistas indicam os testes vocacionais para ajudar nessa etapa, principalmente aqueles aplicados por um psicólogo.

Teste Vocacional
Teste Vocacional

Nesse caso, o teste envolverá perguntas profundas, que, de acordo com as respostas, será possível identificar a área de atuação que mais tem a ver com cada indivíduo.

Outros testes vocacionais também podem ser feitos na internet, muitos disponíveis em sites que falam sobre profissões e estudos.

Testes Vocacionais na Internet

Muitas pessoas não gostam de fazer os testes vocacionais da internet, pois pensam que são perguntas aleatórias que não possuem nenhum capacidade de definir a área com que mais se identificam.

Entretanto, antes de sair falando isso, é fundamental avaliar cada site e a pessoa que criou as perguntas. Se o site mencionar que as perguntas foram criadas por um profissional, como um psicólogo, você pode ter mais confiança.

Existem milhares de testes vocacionais online e você pode fazer quantos quiser.

A vantagem é que você não precisa gastar com nada, enquanto em uma consulta com o psicólogo você precisa arcar com até R$100,00.

Como funciona o Teste Vocacional?

O teste consiste em perguntas que envolvem o seu dia a dia, sua rotina na escola e as atividades que desempenha.

O objetivo das perguntas é questionar como o indivíduo se comporta de acordo com variadas situações que possam ocorrer.

A partir das respostas o teste vai se aproximando de uma área de atuação e, no final, mostra ao indivíduo todas as opções de cursos nessa área.

É claro que você não é obrigado a seguir por esse caminho: você deve fazer a faculdade que se identificar e gostar, mas o teste vocacional pode ser uma luz se você não souber para aonde ir.

Talvez você comece a ver com outros olhos algum curso mencionado no final do teste, e realmente encontre o que estava procurando.

Devo fazer um Teste Vocacional?

Isso depende de você. Caso acredite que está realmente difícil decidir qual faculdade fazer e necessite de uma ajuda, recomendamos que faça o teste.

Ache site confiáveis e, para completar, se consulte com um psicólogo para ver se o resultado dele foi parecido com os da internet.

Os testes vocacionais podem ser feitos a qualquer momento sem nenhum compromisso, apenas para que o estudante tenha alguma noção de que área seguir.

teste vocacional online
teste vocacional online

Testes Vocacionais

Um dos principais testes vocacionais é o do site Guia da Carreira. Ele possui 15 perguntas onde o indivíduo deve selecionar apenas uma resposta.

No final há uma pequena descrição da personalidade dessa pessoa, a área que ela deveria seguir e os cursos. Você pode acessá-lo aqui https://www.guiadacarreira.com.br/.

Outro teste muito bom é o do Mundo Vestibular, disponível no site https://www.mundovestibular.com.br/pages/teste_vocacional.html.

Ele possui 17 questões e no final, de acordo com qual letra você mais marcou, ele te dá a lista de profissões que combinam com seu perfil.

Tem também o teste vocacional do Quero Bolsa, no site https://querobolsa.com.br/teste-vocacional-gratis. Primeiro você deve inserir seu nome e e-mail para depois fazer o teste respondendo às questões.

Quando encontrar uma profissão que goste, pesquise sobre ela e descubra tudo que puder.

Se acreditar que se identifica e gostaria de realizar essas atividades, inscreva-se na universidade e boa sorte.

Você não precisa decidir o que quer fazer agora, mas é bom já ir pensando nas opções.