Se o mercado de trabalho está altamente competitivo e mostra um cenário atual bastante preocupante, mesmo para quem tem uma graduação ou vários cursos até lá fora, imagina para quem nem terminou o ensino médio.

Ou seja, encontrar uma vaga de emprego nesse competitivo mercado, principalmente, quem ainda não terminou os estudos, pode ser um enorme desafio.

Pois é, mas a boa notícia é que não é impossível.

Mesmo com a crise econômica e o desemprego atingindo muita gente no Brasil, deixando milhões de brasileiros, de diferentes níveis de escolaridade sem trabalho, ainda é possível encontrar uma brecha no mercado.

Por isso, mesmo que ainda esteja terminando seus estudos, caso precise encontrar um emprego, não desanime, pois ainda existem vagas voltadas para aqueles que não têm o ensino médio completo, e é isso que mostraremos nesse artigo.

Se interessou? Então, continue lendo.

Vagas que não exigem ensino médio completo

1) Segurança

Se você ainda não terminou o ensino médio, mas tem interesse pelo trabalho na área policial, trabalhar como segurança pode ser uma ótima opção para você.

O campo é bem vasto, pode trabalhar em shoppings, restaurantes, grandes companhias, bancos ou qualquer outro tipo de estabelecimento público.

Quanto às responsabilidades, elas envolvem o monitoramento para prevenção de arrombamentos, assaltos ou desordem, por isso, pode servir até como um teste para quem está na dúvida se segue carreira como policial.

2) Motorista de entrega

Quer um trabalho que ofereça mais autonomia? Então, talvez devesse considerar trabalhar como motorista de entrega.

Dessa forma, terá a opção de trabalhar com os clássicos aplicativos de entrega, não sendo contratado por nenhuma empresa especificamente, o que significa que poderá fazer seu horário e, até mesmo, escolher os dias em que quer, ou pode, trabalhar, ou seja, determinar a quantidade de dias/horas que irá trabalhar.

Motorista de entrega
Motorista de entrega

E para ser motorista de entrega não precisa muito, basta ter apenas uma bicicleta ou moto e, claro, saber dirigir.

Embora para muitos seja um trabalho questionável, no que diz respeito ao seu custo-benefício, sem dúvida, ainda é melhor que não ter trabalho, pelo menos, pode fazer seu horário, dentro de sua realidade, até encontrar uma oportunidade melhor.

Mas, ainda dentro da opção motorista de entrega, há a possibilidade, também, de ter um emprego mais formal, já que muitas indústrias e empresas vêm, cada vez mais, contratando motoristas para fazer alguns serviços diários.

E, claro, nem é preciso dizer que não é preciso ter experiência na área, somente uma carteira de motorista limpa.

3 – Entregador de Botijão de Gás

Muita gente ainda não sabe, mas é possível trabalhar como entregador de gás em revendas autorizadas, sem precisar ter o ensino médio completo.

E suas funções vão além de simplesmente transportar e entregar o botijão de gás na residência do comprador final, pois é ele que vai fazer a ponte na relação empresa-cliente, portanto, é preciso ser simpático, educado e passar confiança e segurança ao consumidor, ou seja, ele estará representando e empresa.

Se interessou? Então, confira abaixo os requisitos exigidos para trabalhar como entregador de botijão de gás:

  • Ter boas maneiras e empatia: educação, bom uso de linguagem, cordialidade, boa vontade e gentileza. 
  • Ter uma boa apresentação: higiene pessoal, estar sempre com a barba bem feita, uniforme limpo, pois estará representando a empresa, sendo preciso que a imagem seja positiva.

Certamente, a empresa tem como obrigação oferecer as condições para que o funcionário esteja sempre dentro dos padrões exigidos, como, por exemplo, oferecer uniformes em ótimo estado.

Além disso, cabe a empresa, também, transmitir ao colaborador os riscos inerentes ao manuseio do produto, capacitando o profissional através de especialização e cursos voltados à função, envolvendo desde como instalar a mangueira de gás, manuseio e suporte de vazamento e, claro, além de fornecer todo equipamento de proteção.

Por fim, é fundamental que o entregador de botijão de gás seja habilitado com Curso de Condutor de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos (MOPP), e cumpra todas as exigências determinadas ao trabalhar com o GLP por prevenção de riscos e manutenção da segurança.

E é isso, como pode ver, é possível encontrar vagas de emprego que não exigem ensino médio completo, certamente, lembrando sempre que quanto maior for a sua qualificação, melhores serão as possibilidades de vagas para as quais poderá se candidatar.

Agora é com você, existem opções, e aqui mostramos três possibilidades bem diferentes, existindo ainda outras muitas de acordo com a área que preferir, agora é correr atrás e boa sorte!

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.