Um dos melhores programas para jovens que nunca tiveram uma experiência profissional é o programa Jovem Aprendiz. Poucas pessoas sabem de sua existência, mas é uma forma de ingressar no mercado de trabalho e adquirir experiência teórica e prática em atividades diversas.

O programa segue a determinação da Lei nº 10.097 de 19 de dezembro de 2000 que garante que jovens entre 14 e 18 anos podem trabalhar como aprendizes.

São inúmeras as empresas que contratam sobre este regime, oferecendo um salário mensal e ainda um curso profissionalizante aos jovens, promovendo assim para a capacitação de milhares de brasileiros que estão iniciando suas carreiras.

Programa Jovem Aprendiz o Que É?

O programa Jovem Aprendiz é um tipo de contrato entre empresas privadas e públicas com jovens profissionais que estão iniciando a carreira.

Segundo a lei, além de oferecer trabalho as empresas participantes do programa também se comprometem a oferecer uma formação técnica através de cursos voltados para o desenvolvimento desses jovens.

O programa Jovem Aprendiz pode contratar esses jovens por no máximo dois anos e durante este período o jovem recebe um salário de acordo com o número de horas trabalhadas.

O contrato permite anotação na Carteira de Trabalho do jovem e a inscrição na Previdência Social. Mas é necessário comprovar matrícula e frequência na escola, principalmente para os alunos que não concluíram o ensino fundamental.

O trabalho do Jovem Aprendiz em momento algum poderá interferir no seu desenvolvimento estudantil ou fazer com que ele desista da escola, por isso o comprovante de matrícula e a comprovação de frequência nas aulas são importantes.

Programa Jovem Aprendiz Como Funciona

Para participar deste programa o jovem aprendiz precisa se cadastrar em uma das empresas que oferecem vagas e participar do processo seletivo. Após essa etapa o candidato passa a ter um contrato com prazo pré-determinado com a empresa e começa a aprender suas funções na empresa.

Algumas empresas oferecem uma quantidade de horas que devem ser trabalhadas, semanalmente permitindo que o aprendiz frequente o trabalho nos dias que não tenha atividades extras na escola, ou optando por horários alternativos ao longo da semana.

Todas essas informações são passadas durante o treinamento que as empresas oferecem ao jovem aprendiz, mostrando quais são os valores, as missões e a política interna da contratada.

Cadastro Jovem Aprendiz Como Fazer?

Mas antes de passar para essa fase de treinamento e trabalho é preciso começar com o cadastro, as empresas que possuem vagas para o programa Jovem Aprendiz contratam ao longo de todo o ano, interessados precisam se cadastrar nessas empresas ou encontrar entidades que realizam processo seletivo para muitas dessas empresas.

  • Modelo de Currículo para Jovem Aprendiz

Entre as entidades que realizam o processo para empresas públicas e privadas podemos citar o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) que oferece vagas em todo o Brasil. A Inspetoria São João Bosco (CESAM) em Minas Gerais, a Recuperação e Assistência Cristã (RASC) no interior de São Paulo, o Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente (MDCA) no Rio Grande do Sul, Movimento República de Emaús no Pará e muitas outras.

Pesquise pelas empresas que oferecem vagas para o Jovem Aprendiz e faça seu cadastro, há inúmeras chances de você ser chamado para iniciar sua carreira em grandes empresas brasileiras e multinacionais.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.