Saiba como se tornar um gerente de compras em empresas, através das informações presentes neste conteúdo, as quais incluem perfil profissional, requisitos e mercado de trabalho.

O que é um gerente de compras?

Os gerentes de compras supervisionam as compras e aquisições em sua organização ou empresa, os quais trabalham para empresas de todos os tamanhos e em uma variedade de setores.

Eles podem gerenciar um departamento de compras ou trabalhar como o único comprador ou agente de sua empresa.

Como gerente de compras, suas responsabilidades incluem encontrar novos fornecedores e gerenciar esses relacionamentos, negociar preços, confirmar a qualidade do produto recebido, rastrear o estoque e projetar as necessidades de compra.

gerente de compras
gerente de compras

Como ser um bom gerente de compras

Um bom gerente de compras tem a combinação certa de conhecimento do produto, habilidades de vendas e de gerenciamento para ter sucesso nesta carreira.

Para ser um profissional de sucesso na área, você deve estar familiarizado com todos os aspectos da cadeia de suprimentos da sua empresa.

Promover bons relacionamentos com fornecedores e buscar novas oportunidades de trabalhar com fornecedores que irão maximizar a lucratividade.

Esforce-se para manter um estoque que atenda às necessidades de sua empresa, mas não gere um excedente excessivo.

Você deve ter um bom olho, zelar para garantir a qualidade do produto e treinar sua equipe para atender aos seus padrões.

Como se tornar um gerente de compras

Na maioria das grandes empresas, você precisa de um diploma de bacharel em economia, negócios, logística, curso de compras, ou áreas relacionadas e experiência como comprador ou executivo de compras.

Existem alguns empregos de gerente de compras que exigem apenas um diploma do ensino médio e experiência de trabalho relevante.

Você também precisará de experiência e conhecimento no setor específico em que trabalha, incluindo as melhores práticas em compras e gerenciamento de estoque.

Exemplo de descrição do cargo de gerente de compras

Com este exemplo de descrição do cargo de Gerente de Compras, você pode ter uma boa ideia do que os empregadores procuram ao contratar para este cargo.

Lembre-se, porém, de que cada empregador é diferente e cada um terá qualificações exclusivas ao contratar para o cargo de gerente de compras.

Resumo

Temos uma vaga imediata para um Gerente de Compras experiente para supervisionar nosso departamento de compras.

Nessa função, você será responsável por atender às metas e expectativas da empresa em compras, mantendo-se dentro do orçamento de seu departamento.

Seus deveres de trabalho incluem pesquisar para encontrar produtos de qualidade, negociar contratos justos e verificar se as remessas são entregues no prazo e estão completas.

O desenvolvimento de uma estratégia de gestão de estoque é crucial para garantir uma

Deveres e responsabilidades

  • Monitorar o estoque para determinar quais produtos são necessários
  • Desenvolver estratégias de compra para garantir estoque consistente
  • Pesquisar uma variedade de fornecedores para encontrar os produtos de que precisamos com os melhores preços
  • Determinar a quantidade e o momento das entregas
  • Negociar contratos de fornecedores
  • Verificar a precisão das entregas
  • Estabelecer procedimentos operacionais padrão para compras e monitorar a eficácia dos procedimentos

Requisitos e Qualificações

  • Bacharelado em gestão da cadeia de suprimentos, logística, administração de negócios, finanças ou áreas relacionadas.
  • CPPO, gerente de compras certificado, negociador de contrato certificado, CPPB ou outra certificação avançada em aquisições ou administração de contratos preferida.
  • Mais de 5 anos de experiência na aquisição de materiais e suprimentos
  • Familiaridade com sourcing e gerenciamento de fornecedores
  • Proficiente com software de gerenciamento de fornecedores
  • Excelente comunicação e habilidades organizacionais

Como podemos observar, para se tornar gerente de compras em empresas é preciso possuir formação adequada na área e atender as características do perfil profissional, além da experiência no segmento para o qual está se candidatando.

No entanto, há também vagas em cargos mais simples para quem ingressará no ramo pela primeira vez, basta entrar em contato com sites de vagas e RH das empresas para saber mais sobre as opções.

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.