Por que não encontro um trabalho? Neste artigo, abordaremos sobre os principais motivos que fazem com que as pessoas não consigam uma vaga de emprego. Também abordaremos possíveis soluções para o problema.
A Austin Rating, agência de classificação de risco, realizou um levantamento onde há previsão que o Brasil ocupe a 14ª posição no ranking de desemprego mundial, ano passado esteve em 22ª posição nesse ranking.
E segundo pesquisa do IBGE, 2020 encerrou-se com a taxa de desemprego a 13,5%. Sem dúvidas, a pandemia tem agravado a situação no país.
E exatamente por existir um grande número de pessoas em busca de uma vaga de emprego, é preciso ter o diferencial para se destacar em meio a tantos concorrentes.
Há muitas pessoas que reclamam que se candidatam a muitas vagas, mas não são chamadas.
Mas o que será que acontece? Este artigo tem por objetivo responder esta questão.
Pois por mais que faltem vagas a todos os brasileiros, algumas pessoas não conseguem uma vaga porque estão fazendo essa busca de forma errada.
Principais erros x soluções na hora de procurar um trabalho
Erro 1: Currículo
O currículo é o início de tudo, pois é através dele que o recrutador terá interesse no perfil do candidato.
Os erros na criação do currículo são muito comuns. Os principais deles são:
- Erros de português;
- Informações incompletas ou insuficientes sobre suas experiências;
- Sem ordem cronológica;
- Sem objetivos;
- Currículo engessado, ou seja, o mesmo para todas as vagas.
Solução
Por mais que bata aquela ansiedade para ser convidado a uma entrevista, o profissional não deve exagerar ou inventar informações no seu currículo com a esperança que isso ajudará.
Em algum momento da entrevista será descoberto. Além da vergonha e do mal estar causado, certamente o profissional estará queimado com aquela empresa e com o recrutador.
Principais dicas para elaborar um bom currículo:
- Cuidado com os termos técnicos demais, lembre-se que o recrutamento é feito por profissional de RH;
- Coloque as informações em ordem cronológica;
- Descreva sua experiência profissional de forma que ao ler seu currículo o profissional entenda as tarefas realizadas;
- Cuidado com os erros de português;
- Adeque seu currículo a vaga desejada.
Erro 2: Sem networking
Por melhor que seja o currículo, é necessário se conectar a outros profissionais da área. A network se refere justamente a essa rede de relacionamentos.
Conectar se a profissionais que alcançaram objetivos parecidos trará oportunidades de adquirir mais conhecimento e de encontrar uma vaga interessante.
Solução
Use a tecnologia a favor. Encontre pessoas através de redes sociais, fóruns, lives e eventos.
Só tenha o cuidado de não misturar perfil pessoal com perfil profissional, pois é necessário manter uma postura mais profissional.
Em alguns casos, principalmente aqueles profissionais que não se encontram em nenhuma área ou que desejam trocar de área, a ajuda de um profissional de carreira pode ser uma dica interessante.
Esse profissional deixará o caminho mais fácil com certeza.
Erro 2: Vagas x Perfil
Em tempos de crises, muitos profissionais se candidatam a qualquer tipo de vaga, porém o currículo só será aceito se o profissional tiver o perfil da vaga.
Se um profissional é formado em Engenharia química e quiser se candidatar a vaga de auxiliar administrativo, certamente não será chamado para entrevista.
Por mais que seja qualificado, esse profissional não tem o perfil da vaga.
Solução
Ao se candidatar para uma vaga, analise se ela está de acordo com seu perfil. Mesmo que não seja o seu cargo, esta vaga deve ter relação com a sua área de formação e experiência.
Sempre que for se candidatar a uma vaga, preencha o campo “objetivos” de seu currículo de acordo com a vaga desejada.
Se o seu objetivo é ser Engenheiro químico, não há como o recrutador te convocar para uma entrevista de emprego para vaga de auxiliar administrativo.
Mantenha seu currículo sempre atualizado, adeque seus objetivos e inicie seu networking. Em breve, suas chances de convocação serão maiores.
Conclusão
Mesmo diante da crise, algumas empresas ainda contratam.
Mas para conseguir uma vaga são necessários preencher o currículo e tomar esses cuidados que abordamos durante todo o texto.
Também percebemos que muitos profissionais desistem de procurar um emprego e montam um escritório em casa. Mas o importante é que o trabalhador não desista de seus objetivos e busque a melhor alternativa possível.