O PRONATEC cursos grátis é uma ótima opção para jovens e adultos que querem se qualificar para enfrentar o mercado de trabalho que está cada vez mais difícil. Existem poucas vagas no mercado e muitas delas exigem cursos técnicos ou profissionalizantes específicos, buscando profissionais que tenham amplo conhecimento na área em que a empresa atua.

Fazer cursos profissionalizantes ou técnicos foge da realidade financeira de muitos brasileiros, principalmente aqueles que vivem com pouca renda.

É para essas pessoas que o Governo Federal criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) que vai oferecer cursos gratuitos para quem não tem condições de pagar por cursos profissionalizantes.

PRONATEC Cursos Como Funciona?

Interessados em participar do PRONATEC cursos grátis deve seguir alguns requisitos básicos para poder se inscrever. Confira:

Estudantes – estudantes do ensino médio podem participar do PRONATEC desde que sejam alunos da rede pública de ensino. Quem já terminou o ensino médio também pode participar, desde que faça parte de programas federais de distribuição de renda como o Bolsa Família e outros. Para esse público são oferecidos cursos técnicos com carga horária de 800 horas.

Adultos – Adultos desempregados também podem fazer o PRONATEC cursos gratuitos, desde que seja participante dos programas federais de transferência de renda ou esteja recebendo o seguro desemprego. Para este público são oferecidos cursos de qualificação profissional com até 120 horas aula.

Se você faz parte de um desses públicos participar do PRONATEC será fácil, basta procurar uma das instituições de ensino em sua região que faça parte do programa.

PRONATEC Cursos Disponíveis

Entre as escolas que oferecem PRONATEC cursos grátis podemos citar o SENAI e o SENAC, mas também é possível encontra escolas técnicas e até faculdades que também oferecer cursos desse programa.

Para saber quais são as instituições de ensino da sua cidade que participam do programa, basta fazer a pesquisa no site do PRONATEC que disponibiliza a lista das escolas que fazem parte do programa separando por cidades.

São mais de 640 cursos de qualificação profissionais para trabalhadores e 220 cursos técnicos para estudantes do ensino médio. O PRONATEC cursos grátis abrangem as mais diferentes áreas do conhecimento, sempre oferecendo cursos de acordo com a região onde o interessado no programa mora.

Isso quer dizer que nas cidades com muitas empresas voltadas para a área mecânica, por exemplo, os cursos gratuitos do programa serão voltados para suprir as necessidades de profissionais dessas empresas, o que aumenta as oportunidades dos alunos que terão emprego em sua própria cidade.

Cursos PRONATEC Inscrições

Para se inscrever é simples, basta encontrar a escola em sua região que participe do PRONATEC cursos grátis e verificar as datas das novas turmas.

O Governo Federal não possui um cadastro nacional de interessados nos cursos, cabendo ao aluno o interesse de encontrar a escola e fazer contato com ela para saber quais são os documentos necessários para realizar a inscrição.

Cada uma das instituições de ensino é responsável pelo processo seletivo dos cursos, assim como determinar a quantidade de vagas e o período das aulas.  Mas fique atento: nenhuma delas pode cobrar valores como taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade. Para outras informações acesse o site do PRONATEC. http://pronatec.mec.gov.br/

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.