Como trabalhar na prefeitura de minha cidade? As ofertas de trabalho na prefeitura são muito procuradas e desejadas pelos trabalhadores, devido ao seu alcance e salários altos.

Mesmo sabendo das vantagens desse emprego, poucos trabalhadores se mantêm atentos aos concursos feitos pela prefeitura para conseguir tais vagas.

Nesse artigo iremos te ensinar tudo sobre como trabalhar na prefeitura, e como fazer os concursos públicos.

Como sabemos, cada município tem uma prefeitura, porém, ainda que as seleções para emprego tenham uma certa diferença de cidade para cidade, existem alguns pontos em comum em todos os concursos.

Você irá precisar fazer uma prova, de acordo com o cargo que deseja ocupar, cada cargo exige uma prova diferente, e as matérias, e temas abordados serão de acordo com ele.

Porém, existem algumas matérias mais comuns, que serão vistas em quase todas as provas.

Por exemplo, Português e Matemática são matérias que provavelmente vão estar presentes em todas as provas.

Caso você tenha o ensino médio e o curso superior completo, também costumam ser cobrado noções básicas de Informática e RLM.

Outro tema presente em todas são questões de Conhecimentos Gerais.

trabalhar na prefeitura
Recepção da prefeitura – Foto: Sandrine Gahyva

Vagas abertas na prefeitura em 2021

Isso depende muito do seu nível de escolaridade, porém, as vagas são bem diversas. A grande maioria costuma ter oportunidades para as seguintes escolaridades:

Ensino Fundamental completo

Agente de limpeza urbana, ajudante geral, almoxarife, auxiliar de serviços gerais, borracheiro, copeira, coveiro, encanador, mecânico, merendeira, mestre de obras, motorista, operador de máquinas, pedreiro, pintor, telefonista e vigia.

Ensino Médio completo ou técnico

Agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, assistente educacional, auxiliar de farmácia, desenhista, eletricista, fiscal de obra, fiscal de renda, fiscal sanitário, guarda civil metropolitana, inspetor de alunos, motorista, recepcionista, secretário escolar, técnico agrícola, técnico de enfermagem, técnico de informática, técnico em radiologia, técnico de saúde bucal e técnico em segurança do trabalho.

Ensino Superior completo

Advogado, analista de tecnologia da informação – T.I, arquiteto, assistente social, contador, controlador interno, dentista, enfermeiro, engenheiro, farmacêutico, fiscal de tributos, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, médico veterinário, nutricionista, pedagogo, procurador, professor, psicólogo e tesoureiro.

É necessário estar sempre prestando atenção nas datas para os concursos, através do site da prefeitura da sua cidade, para assim ter tempo de estudar as disciplinas específicas para ir bem na prova do cargo que você deseja.

Vale lembrar que sempre são reservadas 5% das vagas do concurso, somente para candidatos portadores de algum tipo de deficiência.

O concurso público normalmente tem validade de 2 anos, podendo ser prorrogável dependendo do cargo e só desempenho do trabalhador.

Para estudar você pode procurar cursos online, existem diversos cursos gratuitos como pagos, especializados para as provas de concurso da prefeitura, que iram focar em te preparar para a prova, planejamento e execução.

Além disso, é importante ter uma rotina, montar um bom currículo, se manter atualizado sobre as notícias da atualidade, não desista na primeira vez, sempre está tendo novas oportunidades, focar nas matérias mais comuns, e reforçar seus estudos perto do dia da prova, boa sorte!

Avatar de Maria Beatriz

Escrito por

Maria Beatriz

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.