Com 1,5 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, o WhatsApp é o aplicativo mensageiro mais utilizado no mundo neste momento.

Mas enquanto a maioria de nós usa o WhatsApp todos os dias em nossas vidas sociais, quantos de nós o estão usando para recrutamento?

Como uma indústria, todos nós estamos tentando nos adaptar ao recrutamento e ao onboarding à distância, e o WhatsApp tem o potencial de desempenhar um papel importante neste contexto.

Há também algumas características menos conhecidas do WhatsApp que estão perfeitamente preparadas para facilitar nossos trabalhos, por isso vale a pena conhecer também quais são elas.

Aqui estão algumas características do WhatsApp que irão melhorar seu processo de recrutamento remoto.

WhatsApp para Recrutamento de Pessoas
Usando Whatsapp bussines – Foto de Anton no Pexels

Aplicativo WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que é similar à sua página do Facebook para Empresas (sem surpresa, já que o Facebook também possui o WhatsApp).

Da mesma forma que os candidatos podem entrar em contato com marcas diretamente no chat do Facebook através de uma página da empresa no Facebook, o aplicativo WhatsApp Business permite que qualquer candidato com um smartphone alcance agências de recrutamento e marcas através do WhatsApp Messenger.

O WhatsApp é uma plataforma que os candidatos já estão realmente à vontade para usar, e a pesquisa mostra que os candidatos quase sempre preferem enviar mensagens a uma empresa em vez de pegar o telefone.

Portanto, é uma boa ideia facilitar o contato dos candidatos com o WhatsApp se eles assim o desejarem.

Desde o lançamento inicial do aplicativo, o WhatsApp lançou alguns recursos adicionais úteis para as equipes de recrutamento.

Por exemplo, agora tem uma função comum de resposta rápida de perguntas e a capacidade de agrupar diferentes listas de contatos e rotulá-las.

Botão Call To Action

Se você estiver pagando para impulsionar uma publicação sobre uma função (e lembre-se que o bônus adicional de impulsionar anúncios de emprego no Facebook é que ele chegará aos candidatos fora de sua comunidade engajada, bem como dentro dela), o Facebook agora lhe dá a opção de incluir um botão Call To Action ‘envie uma mensagem WhatsApp‘ no final da sua publicação.

Para fazer isso, você precisa ser um administrador para a página do Facebook da qual você está impulsionando o anúncio de emprego.

Você também precisará ter sua conta WhatsApp Business configurada e ter sua página do Facebook e sua conta WhatsApp Business alinhadas uma com a outra.

Da próxima vez que você for impulsionar seu anúncio, selecione ‘Enviar mensagem WhatsApp‘ nas opções de botão disponíveis para que os candidatos possam se informar sobre a função com apenas um clique de botão.

Listas de Transmissão

Você sabia que agora você pode enviar mensagens em massa aos candidatos através do WhatsApp sem utilizar grupos?

Usar grupos do WhatsApp para manter contato com os candidatos é bastante impessoal, e isso também gera todo tipo de problemas de LGPD.

Portanto, é ótimo que o WhatsApp tenha agora criado um recurso no sistema de mensagens que permite criar listas de emprego que você pode transmitir mensagens para todos de uma só vez enquanto faz parecer que você está enviando mensagens individuais.

Esta é uma ótima maneira de manter os candidatos engajados sem gastar muito tempo elaborando mensagens individuais regulares.

Você pode ter até 256 contatos em qualquer lista, assim você pode criar listas de candidatos como banco de talentos (baseados na indústria e no conjunto de habilidades, por exemplo) e alcançá-los com o mínimo de esforço.

Não há limite para quantas mensagens você pode transmitir para suas listas, mas há uma complicação com este recurso: Os candidatos só receberão sua mensagem transmitida se seu número for salvo em seu telefone (isto é para proteger os usuários contra spammers).

Portanto, talvez você queira começar a pedir aos candidatos para salvar seu número de telefone como parte do processo de cadastramento.

Videochamadas e Apresentações

A vídeo-chamada da Apple ganhou popularidade recentemente por razões óbvias: é mais pessoal do que uma chamada telefônica normal, mas mais fácil de facilitar (particularmente durante um bloqueio global!) e menos demorado do que uma reunião cara a cara.

video chamada whatsapp entrevista
Video chamada WhatsApp – Foto de Monstera no Pexels

Mas outra grande característica do vídeo WhatsApp é que você pode gravar mensagens de vídeo e enviá-las facilmente – tudo dentro de um aplicativo.

Isto é particularmente útil quando se procura fazer com que suas listas restritas se destaquem ao recrutar remotamente.

Comunidades Especializadas em Grupos do WhatsApp

Se você for um usuário do WhatsApp, provavelmente estará usando a função grupos para organizar férias em grupo ou enviar mensagens agressivas passivas às pessoas com quem você vive.

Em outras palavras, você estará usando-a apenas para manter contato com pessoas que você já conhece.

No entanto, há outro lado dos grupos do WhatsApp que a maioria de nós não conhece: ele também é usado publicamente por comunidades em nichos muito específicos (a maioria técnicos) para manter contato com pessoas que pensam da mesma forma.

Portanto, como você pode adivinhar, os grupos do WhatsApp públicos têm o potencial de ser uma mina de ouro para recrutadores especializados!

Há um grande número de grupos públicos especializados no WhatsApp para que as pessoas com interesses especiais possam participar – e para participar, tudo o que você precisa é de um link de algum grupo específico.

O link pode ser enviado por um membro existente do grupo, ou você pode até mesmo procurá-los no google.

Portanto, embora seja verdade que o WhatsApp é um pouco lento para a indústria de recrutamento, parece que chegamos a um ponto de virada com estas novas e excelentes características.

Agora que o Whatsapp Business foi oficialmente lançado, as agências de recrutamento de todo o setor estarão usando o app a todo vapor.